Blog

Sejam bem-vindos ao Blog da Med-Sinal! Neste espaço vamos falar sobre a empresa, dicas, novidades e muito conhecimento!

 

Suporte de Acupuntura e Medicina Integrativa

 


Nos dia de hoje a Medicina Integrativa têm tido uma grande busca, seja na área da Medicina Humana como também na Medicina Veterinária. São tratamentos paliativos com finalidades de prolongar e dar conforto a vida de seus pacientes ou até mesmo em obter a cura. Um dos métodos bastante utilizados é a Acupuntura, uma técnica chinesa que surgiu há séculos atrás e que consiste em inserir agulhas em determinados locais do corpo com o objetivo de estimular substâncias endógenas a conduzir efeitos analgésicos, antiinflamatórios e outros. A Moxabustão é outra técnica chinesa utilizada nesta modalidade de Medicina Integrativa, sendo aplicada basicamente por um bastão circular composto de uma erva que, ao aquecer sua ponta, gera calor em sua extremidade e conduz este calor ao paciente, gerando uma estimulação similar à técnica utilizada com agulhas pela acupuntura. E não são somente estes os recursos de Medicina Integrativa. Há também a Cromoterapia, Ozonioterapia, florais de Bach , Reiki, etc.
Para atender a necessidade nessa área, um de nossos clientes nos veio com a idéia do Suporte de Acupuntura. Ele serve para ser utilizada na área de pequenos animais, sendo a ferramenta ideal para pacientes que apresentam paresia/paraplegia dos membros torácicos ou membros pélvicos. Desde o primeiro esboço, muitos clientes que seguiram contribuíram para a melhoria do Suporte, conforme seu uso no dia-a-dia.
Feito em aço carbono zincado, forma uma base de sustentação para o animal, evitando que o tutor ou o médico veterinário precise ficar segurando o paciente durante a sessão. Já temos duas versões disponíveis: pequeno, ideal para uso em cima da mesa, que atende gatos e cães de pequeno porte, e o grande, que comporta cães e gatos de todos os portes.

 

Como cuidar do seu canil de ferro

O investimento que fazemos ao montar uma clínica ou hospital não é pequeno. Na intenção de segurar um pouco as despesas, pode-se optar por móveis em ferro. Não tem a mesma durabilidade do inox, mas isso não significa que sejam "descartáveis", muito pelo contrário. O cuidado correto aumenta a vida útil do seu material.

Vamos começar pela ferrugem. A ferrugem é o resultado da reação entre o ferro e o oxigênio, formando o óxido de ferro – ou “ferrugem”. Para isso precisa de uma mãozinha da água, que ajudar os elétrons saírem do metal, como se os puxasse para fora. Então o caminho fica livre para que esses elétrons do ferro se unam ao oxigênio. Claro que nem é preciso jogar água no ferro para criar corrosão. O próprio ar da atmosfera, afinal, já vem carregado de umidade, tanto que é raro encontrar na natureza ferro que já não esteja pelo menos um pouco corroído.

Os móveis em ferro da Med-Sinal  são limpos e recebem um tratamento chamado zincagem ou pintura eletrostática. Esse tratamento forma uma camada protetora no metal retardando o processo de ferrugem.

Além do tratamento dado ao ferro, o cuidado tem papel fundamental na durabilidade. Com canis, por exemplo, evite deixar líquidos (principalmente urina, que tem maior poder corrosivo) parados por muito tempo nas bandejas. Evite também que caiam diretamente sobre o canil. O ideal é colocar uma proteção que absorva: tapete higiênico, jornal, e.v.a, etc.

Para higienização, cloreto de benzalcônio (como Herbalvet), sabão neutro e vassoura de fogo podem ser utilizados. Outros produtos, devido à sua composição química, podem reagir ao metal e causar manchas.

Com esses cuidados, a parceria entre você e seu canil será muito duradoura e bem sucedida!

 

Móvel em inox. É tudo igual?

É sempre um sonho do profissional ter em sua clínica AQUELE canil de inox. E a mesa também. Já é de conhecimento geral as vantagens que os móveis de inox tem sobre os de ferro: beleza e principalmente durabilidade. 

Mas ao pesquisar, você encontrou diferença de preços gritantes? Fique atento, pois essa diferença pode ser devido ao tipo de inox utilizado na fabricação. 

Vamos falar sobre os tipos de inox e suas aplicações.

Aço inox ou aço inoxidável é uma liga metálica composta de ferro, carbono, cromo e níquel. Os dois últimos são os elementos mais importantes para a indústria. É quantidade de cromo que diferencia o aço inox de aços convencionais, pois com o contato com o oxigênio, este elemento cria uma camada protetora resistente a corrosão. Já o níquel permite que o aço seja submetido a altas temperaturas como processos de soldagem.

Os ferríticos (linha AISI 409, 430, 439 e 443) são mais utilizados para fabricação de equipamentos e utensílios domésticos, pois não possuem níquel em sua composição. Não possui alta resistência à corrosão e, devido ao seu alto teor de aço menos nobre, é atraído por imãs.
Aços martensíticos (linha AISI 410 e 420) são o tipo de aço inox que apresentam uma menor resistência à corrosão, porém possuem alta dureza, então são utilizados pela indústria onde há necessidade de maior resistência.Também atraído por imã.
A família dos aços austeníticos (linha AISI 300, 304, 305, 310 e 316) é a mais ampla em termos de número de ligas e de variedade de utilização. Em sua composição, possuem entre 17% e 25% de cromo e entre 7% e 20% de níquel. Sua principal característica é a resistência a corrosão e boa resposta em soldagem. Esse tipo não atrai imã.
A linha 304 é a melhor opção para toda linha veterinária hospitalar, seu alto teor de cromo e níquel atende a todos requisitos de corrosão, dureza, soldabilidade e também as exigências e normas de vigilância. Se seu canil, mesa, instrumental tem apresentado manchas de corrosão, pode ser que não tenha sido fabricado com essa liga.

Então fique atento na sua pesquisa! Os móveis de inox da Med-Sinal são fabricados com a linha 304, pois prezamos sempre maior qualidade e consequentemente durabilidade. É um investimento que vale a pena!

 

Sobre a loja

Estamos há mais de 25 anos no mercado sempre buscando melhorias para entregar os melhores produtos veterinários e atender com excelência. Atualmente somos um dos melhores fabricantes de móveis veterinários do Brasil, com uma ampla linha de produtos atendendo a todos os profissionais.

Social
Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

MED-SINAL INDUSTRIA E COMERCIO DE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS LTDA - ME - CNPJ: 00.172.291/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2019