Sejam bem-vindos ao Blog da Med-Sinal! Neste espaço vamos falar sobre a empresa, dicas, novidades e muito conhecimento!
Médicas-veterinárias e zootecnistas estão cada vez mais atuantes na profissão
Tudo começou quando Aleen Cust (Irlanda, 1868-1937) completou seus estudos em 1897, ganhando medalha de outro na área de zoologia, mas teve a permissão negada para realizar o exame final e consequentemente não obteve seu diploma. O Royal College of Veterinary Surgeons (RCVS) – órgão regulador para cirurgiões veterinários no Reino Unido – não reconheceu o direito de Cust exercer a profissão até 1922, seguindo a revogação do Ato de Desqualificação por Sexo de 1919. Após sua morte, ela deixou uma quantia de dinheiro para o RCVS para a fundação da bolsa Aleen Cust para pesquisadoras mulheres na área veterinária.
A primeira mulher diplomada no Brasil foi Nair Eugênia Lobo em 1929 pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Na década de 1970 a composição feminina do Sistema CFMV/CRMVs era de cerca de 5%, atualmente, o número de novas inscrições é predominantemente feminino, Em 2020, as 78,1 mil médicas-veterinárias brasileiras representavam 54% do total de profissionais, enquanto os homens refletem 46%.
Entre zootecnistas, a realidade não é tão diferente: elas representavam 14% dos inscritos, há 40 anos, frente aos atuais 31% de profissionais do sexo feminino.
Fonte CFMV/ Globo
Agregando mais valor à consulta clínica geral
Pensando em obter diagnósticos de forma diligentes, o mercado pet vem se mobilizando com novos equipamentos que auxiliam o médico veterinário no decorrer dos dias em suas consultas clinicas, proporcionando um exame clínico mais amplo.
Pensando nisso, nós da Med-Sinal vamos à busca da real necessidade de nossos clientes no que se refere à atualizações no mercado. Oferecemos então equipamentos como Vet Cam, Lupa de mão com lâmpada de Wood, Lupa de Mesa com LED e Microscópios.
O Vet Cam, por exemplo, é um equipamento de linha Premium, auxiliando o veterinário no exame físico de cada paciente, tornando um exame de inspeção indireta amplamente qualificada. Na inspeção indireta se faz a avaliações como do conduto auditivo (otoscopia) com um aumento de até 10x ampliando o campo de visão e tendo melhor mobilidade pelo tamanho do espéculo. É possível também realizar exame de vaginoscopia, odontoscopia e dermatoscopia. Outro ponto interessante é que ao realizar esses exames, o tutor do seu paciente irá acompanhar as imagens em tempo real por uma tela de TV e assim terá uma melhor visualização da real situação do seu Pet. Por exemplo: na otoscopia ao ver algum tipo de ácaro como o Otodectes cynotis (ácaro da sarna otodécida/sarna de ouvido), isso causará um impacto e fará com que o tutor entenda a responsabilidade e se comprometa com o tratamento indicado.
A Lupa de Mão com Lâmpada de Wood auxilia no exame de pele do paciente, com uma capa preta isolando totalmente a região que deseja avaliar do animal, trazendo conforto e não sendo necessário desligar a luz da sala para passar a lâmpada de wood e realizar o teste dermatológico.
A Lupa de Mesa com suas hastes flexíveis e o grande halo de lâmpada de LED nos traz uma ampla visualização da pele do animal, possibilitando um melhor diagnóstico ou até mesmo o auxílio de procedimento simples, como retirada de corpo estranho (caco de vidro, farpa), miíases, debridamento de lesões e outros. Além disso, por ser acoplável em mesa, não é necessário um auxiliar para manusear o equipamento e o paciente.
E o microscópio que auxilia no diagnóstico correto de afecções causadas por bactérias, fungos e ácaros é possível encontrar na Med-Sinal em várias opções: desde com bateria externa, luz de LED e diversos aumentos que possibilitam maior agilidade no momento de diagnóstico do Pet.
Essas são algumas ferramentas ideais para o seu consultório, que vão trazer um diferencial no seu atendimento e agregar valor ao seu trabalho.
Suporte de Acupuntura e Medicina Integrativa
Nos dia de hoje a Medicina Integrativa têm tido uma grande busca, seja na área da Medicina Humana como também na Medicina Veterinária. São tratamentos paliativos com finalidades de prolongar e dar conforto a vida de seus pacientes ou até mesmo em obter a cura. Um dos métodos bastante utilizados é a Acupuntura, uma técnica chinesa que surgiu há séculos atrás e que consiste em inserir agulhas em determinados locais do corpo com o objetivo de estimular substâncias endógenas a conduzir efeitos analgésicos, antiinflamatórios e outros. A Moxabustão é outra técnica chinesa utilizada nesta modalidade de Medicina Integrativa, sendo aplicada basicamente por um bastão circular composto de uma erva que, ao aquecer sua ponta, gera calor em sua extremidade e conduz este calor ao paciente, gerando uma estimulação similar à técnica utilizada com agulhas pela acupuntura. E não são somente estes os recursos de Medicina Integrativa. Há também a Cromoterapia, Ozonioterapia, florais de Bach , Reiki, etc.
Para atender a necessidade nessa área, um de nossos clientes nos veio com a idéia do Suporte de Acupuntura. Ele serve para ser utilizada na área de pequenos animais, sendo a ferramenta ideal para pacientes que apresentam paresia/paraplegia dos membros torácicos ou membros pélvicos. Desde o primeiro esboço, muitos clientes que seguiram contribuíram para a melhoria do Suporte, conforme seu uso no dia-a-dia.
Feito em aço carbono zincado, forma uma base de sustentação para o animal, evitando que o tutor ou o médico veterinário precise ficar segurando o paciente durante a sessão. Já temos duas versões disponíveis: pequeno, ideal para uso em cima da mesa, que atende gatos e cães de pequeno porte, e o grande, que comporta cães e gatos de todos os portes.
Como cuidar do seu canil de ferro
O investimento que fazemos ao montar uma clínica ou hospital não é pequeno. Na intenção de segurar um pouco as despesas, pode-se optar por móveis em ferro. Não tem a mesma durabilidade do inox, mas isso não significa que sejam "descartáveis", muito pelo contrário. O cuidado correto aumenta a vida útil do seu material.
Vamos começar pela ferrugem. A ferrugem é o resultado da reação entre o ferro e o oxigênio, formando o óxido de ferro – ou “ferrugem”. Para isso precisa de uma mãozinha da água, que ajudar os elétrons saírem do metal, como se os puxasse para fora. Então o caminho fica livre para que esses elétrons do ferro se unam ao oxigênio. Claro que nem é preciso jogar água no ferro para criar corrosão. O próprio ar da atmosfera, afinal, já vem carregado de umidade, tanto que é raro encontrar na natureza ferro que já não esteja pelo menos um pouco corroído.
Os móveis em ferro da Med-Sinal são limpos e recebem um tratamento chamado zincagem ou pintura eletrostática. Esse tratamento forma uma camada protetora no metal retardando o processo de ferrugem.
Além do tratamento dado ao ferro, o cuidado tem papel fundamental na durabilidade. Com canis, por exemplo, evite deixar líquidos (principalmente urina, que tem maior poder corrosivo) parados por muito tempo nas bandejas. Evite também que caiam diretamente sobre o canil. O ideal é colocar uma proteção que absorva: tapete higiênico, jornal, e.v.a, etc.
Para higienização, cloreto de benzalcônio (como Herbalvet), sabão neutro e vassoura de fogo podem ser utilizados. Outros produtos, devido à sua composição química, podem reagir ao metal e causar manchas.
Com esses cuidados, a parceria entre você e seu canil será muito duradoura e bem sucedida!
Móvel em inox. É tudo igual?
É sempre um sonho do profissional ter em sua clínica AQUELE canil de inox. E a mesa também. Já é de conhecimento geral as vantagens que os móveis de inox tem sobre os de ferro: beleza e principalmente durabilidade.
Mas ao pesquisar, você encontrou diferença de preços gritantes? Fique atento, pois essa diferença pode ser devido ao tipo de inox utilizado na fabricação.
Vamos falar sobre os tipos de inox e suas aplicações.
Aço inox ou aço inoxidável é uma liga metálica composta de ferro, carbono, cromo e níquel. Os dois últimos são os elementos mais importantes para a indústria. É quantidade de cromo que diferencia o aço inox de aços convencionais, pois com o contato com o oxigênio, este elemento cria uma camada protetora resistente a corrosão. Já o níquel permite que o aço seja submetido a altas temperaturas como processos de soldagem.
Os ferríticos (linha AISI 409, 430, 439 e 443) são mais utilizados para fabricação de equipamentos e utensílios domésticos, pois não possuem níquel em sua composição. Não possui alta resistência à corrosão e, devido ao seu alto teor de aço menos nobre, é atraído por imãs.
Aços martensíticos (linha AISI 410 e 420) são o tipo de aço inox que apresentam uma menor resistência à corrosão, porém possuem alta dureza, então são utilizados pela indústria onde há necessidade de maior resistência.Também atraído por imã.
A família dos aços austeníticos (linha AISI 300, 304, 305, 310 e 316) é a mais ampla em termos de número de ligas e de variedade de utilização. Em sua composição, possuem entre 17% e 25% de cromo e entre 7% e 20% de níquel. Sua principal característica é a resistência a corrosão e boa resposta em soldagem. Esse tipo não atrai imã.
A linha 304 é a melhor opção para toda linha veterinária hospitalar, seu alto teor de cromo e níquel atende a todos requisitos de corrosão, dureza, soldabilidade e também as exigências e normas de vigilância. Se seu canil, mesa, instrumental tem apresentado manchas de corrosão, pode ser que não tenha sido fabricado com essa liga.
Então fique atento na sua pesquisa! Os móveis de inox da Med-Sinal são fabricados com a linha 304, pois prezamos sempre maior qualidade e consequentemente durabilidade. É um investimento que vale a pena!
Completando 30 anos no mercado, sempre buscamos evoluir para entregar os melhores produtos veterinários e atender com excelência. Possuímos sede e fábrica própria, ofertando assim os melhores móveis veterinários do Brasil e uma ampla linha de produtos, atendendo a todos os profissionais.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade