Aço inox precisa ser 304

Cuidado com o que compra!!! ALERTA

É muito comum as pessoas acharem que todo aço inox é igual e que qualquer produto descrito como “produzido em aço inoxidável” terá as mesmas características, como a alta durabilidade, resistência ao calor, impacto e corrosão. Porém é um engano e vamos falar sobre isso.

Com o crescimento do setor veterinário muitas empresas estão ingressando no ramo de fabricação de móveis, e isso é ótimo para o mercado, com maior concorrência os preços tendem a diminuir. Porém essa guerra de preços pode tomar rumos perigosos.

Quando se reduz preço pode acabar influenciando na QUALIDADE do produto final, e é isso que temos visto ultimamente. 

Uma breve aula de tipos de aço inox:

O aço inox é feito a partir de uma liga com vários metais e com diversas composições químicas diferentes, das quais resultam materiais com características distintas.

Em termos mais técnicos, o aço inox é uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo, o que o torna mais resistente do que o aço comum. Isso acontece porque, ao entrar em contato com o oxigênio do ar, o cromo forma uma fina camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o contra a corrosão.

  • Linha 400

Aços da linha 400 são chamados de ferríticos, são de longe os tipos mais utilizados para fabricação de equipamentos e utensílios domésticos, pois não possuem níquel em sua composição, o que reduz significativamente o custo de produção, em contrapartida possuem baixa resistência à corrosão.

Essa liga é bastante conhecida como o inox que tem atração por imãs.

  • Linha 300

A família dos aços inoxidáveis austeníticos é a mais ampla em termos de número de ligas e de variedade de utilização. Em sua composição, possuem entre 17% e 25% de cromo e entre 7% e 20% de níquel. Os austeníticos têm como principais características alta resistência à corrosão, boa ductilidade, boa resposta aos trabalhos a frio e a facilidade em operações de soldagem, permitindo uma vasta gama de aplicações.

Dentre todas as ligas da linha 300, na area hospitalar os mais utilizado são o 304 (móveis) e o 316 (instrumentais) pela quantidade de Cromo e Níquel (responsáveis pela resistencia à corrosão) em suas composições, afim de assegurar a qualidade adequada para a meio que esses produtos serão utilizados.

  • Linha 200

Uma liga também austeníticos, que veio para o Brasil como uma "alternativa" para baratear materiais que utilizam a linha 300. A linha 200 tem menos cromo e níquel, componente principal quanto se trada de durabilidade e resistência à corrosão.

Para alguns setores isso não seria problema, porém para um ambiente hospitalar isso pode causar dores de cabeça. 

Dentro de um hospital ou clínica veterinária o aço inox está sempre em contato com reagentes químicos fortes, necessário para esterelização, além urina e sangue de animais que degradam diversos tipos de materiais. 

 A linha 200 por estar uma classe abaixo da linha 304, dentro de um ambiente hospitalar, perde em durabilidade apresentando pontos de corrosão ao longo de sua superficie bem mais cedo que voce imagina como na imagem abaixo.

Berço feito em aço inox 200 com menos de 2 anos de uso. Como pode ver na imagem, pontinhos de ferrugem vao surgindo por toda face do material.

 

Por isso a nós Med-Sinal estamos fazendo esse alerta, muitos amigos veterinários estão comprando um produto achando que é tudo igual, que estão tendo vantagem mas no final das contas é um produto de qualidade inferior. 

Sempre consulte o fabricante e solicite o certificado da materia prima para que você não cai no golpe.

Para combater esse tipo de atitude e provar que nosso material é de qualidade, certificado como aço inox 304, a Med-Sinal oferece 10 ANOS DE GARANTIA para toda nossa linha de móveis em aço inox, a fim de mostrar ao mercado que não aceitaremos voltar para época que a veterinária só merecia segunda linha e o que sobrava da humana, perder aquilo que tanto lutamos junto com vocês para conquistar o que temos hoje, um mercado em evolução, buscando cada dia mais excelência!  

Sobre a loja

Estamos há mais de 25 anos no mercado sempre buscando melhorias para entregar os melhores produtos veterinários e atender com excelência. Atualmente somos um dos melhores fabricantes de móveis veterinários do Brasil, com uma ampla linha de produtos atendendo a todos os profissionais.

Social
Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

x - CNPJ: 00.172.291/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2022